sábado, 4 de junho de 2011

Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil

"Mary del Priore sabe como prender nossa atenção. Não conseguimos interromper a leitura, que nos leva aos bastidores da história de nosso país, começando pelo período colonial, passando pelo "hipócrita" século XIX, examinando o século XX e chegando aos nossos dias." - Moacyr Scliar, no Prefácio 


Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque a concentração de calor na região lombar excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós - geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, difícil. 


E como o proibido aumenta a vontade, a instituição que era fatal, ironicamente acabou se tornando templo de perdição, afinal onde as pessoas poderiam trocas risos e olhares, galanteios e até ter relações sexuais senão, no escurinho, das igrejas?
Em Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, ela mostra como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje.

Número de páginas: 256 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...