Primeira capa' |
Machado de Assis: Papéis Avulsos
Esta obra, primeiro livro de contos publicado por Machado de Assis (1839-1908) após o lançamento de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), é integralmente composto por momentos antológicos da ficção curta brasileira.
De "O alienista", um dos mais famosos contos do autor, a "O espelho", cujo enredo psicológico tem fascinado sucessivas gerações de leitores e escritores (inclusive Guimarães Rosa, que escreveu um conto homônimo como "resposta"), este livro concentra alguns dos melhores personagens e situações do criador de Dom Casmurro.
Capa atual' |
Com introdução de John Gledson e notas de Hélio Guimarães, esta edição dispõe os contos de acordo com a data original de publicação, indicada por Machado na primeira edição do livro (1882).
Segundo Gledson, embora a unidade das histórias não seja à primeira vista evidente, com textos tão dissimilares como "A chinela turca" e "A sereníssima república", as histórias se entrelaçam do ponto de vista histórico, em que o Rio de Janeiro escravista e semibucólico de meados do século XIX é observado por um de seus cronistas mais ferinos e perspicazes.
Sobre o Autor:
Considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, MACHADO DE ASSIS nasceu no Rio de Janeiro em 1839. É autor de Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias póstumas de Brás Cubas, entre outros romances. Escreveu contos e crônicas e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Morreu em 1909.
Número de páginas: 268
Nenhum comentário:
Postar um comentário